Um CMS eficiente permite que pessoas sem habilidades técnicas de desenvolvimento ou TI possam colocar um site no ar e mantê-lo performando bem. Diversos CMSs contam com templates que facilitam a criação da página da sua empresa.

Além disso, as melhores plataformas funcionam como um hub de conteúdo. Isso quer dizer que não basta publicar e administrar textos: é preciso criar uma ótima experiência de fluxo de trabalho, que facilita o engajamento do cliente e do time em diversos canais digitais.

Outro ponto de atenção em relação ao CMS é a otimização para SEO. Algumas plataformas são mais amigáveis que outras em termos de ranqueamento, e podem gerar melhores resultados. A boa colocação da sua página em uma SERP faz toda a diferença na hora de colher os resultados do marketing digital.

Por que a rotina dos profissionais é otimizada com um CMS eficiente?

Hoje, já se sabe que o Inbound Marketing é um diferencial para as empresas, uma vez que oferece inúmeras vantagens. As ações de Inbound, por exemplo, custam menos que as de Outbound e permitem uma vida longa da estratégia, que resulta em um ROI mais interessante.

Ter um site ou um blog frequentemente atualizado e com conteúdos relevantes, também permite que o negócio tenha presença digital e caminhe para se tornar uma referência na área. Assim, o CMS é uma ferramenta básica para todos que querem ser vistos na web, além de oferecer benefícios à equipe, como mostraremos a seguir. Acompanhe!

As pessoas têm mais autonomia na gestão dos conteúdos

O CMS permite que você e seu time atuem de ponta a ponta na criação de conteúdos de um site ou blog. Bons exemplos são a postagem de uma nova peça, a atualização dela — de acordo com as necessidades de SEO ou estratégia — e a edição do conteúdo.

Outro ponto importante é que os templates trazem autonomia para personalizar seu site ou blog — sem que haja a necessidade de contratar um desenvolvedor. Quando for preciso repaginar o site, os novos templates facilitam essa ação.

A colaboração entre times é intensificada

O CMS também é uma forma de otimizar o trabalho em equipe, até porque um site é feito por diversas mãos. Nem sempre quem escreve o conteúdo é o responsável pela publicação — e ainda existem as etapas de edição e otimização de SEO.

Esse sistema permite que a equipe trabalhe em conjunto de uma forma bem mais efetiva e que não gera ruídos no processo. Outro detalhe está relacionado às funções de cada um na plataforma, já que é possível dar níveis diferentes de acesso para trazer mais segurança ao conteúdo.

A criação e a manutenção de páginas é simples

Não há necessidade de conhecimento técnico para modificar ou criar demandas no site/blog, já que os CMSs estão sendo feitos, cada vez mais, para empoderar seus usuários. Isso é algo bem diferente de tempos atrás, quando a criação de páginas envolvia o conhecimento de muitas linguagens de programação.

O SEO deixa de ser um mistério

O SEO é uma estratégia básica do Inbound Marketing, que permite que as páginas ganhem as primeiras posições em resultados de pesquisas no Google ou em outros buscadores.

Um CMS que possibilita criar conteúdo otimizado para SEO permite que você entenda, de maneira mais explícita, os bons usos da palavra-chave, a criação de intertítulos (H2, H3, entre outros), o SEO title, a metadescrição etc. — práticas que fazem toda a diferença no ranqueamento orgânico.

Quais são os benefícios de um CMS eficiente?

Quem aposta na criação de conteúdo como estratégia convive muito com a plataforma de CMS e pode contar com os benefícios que ela oferece. Conheça os principais a seguir!

Facilidade de uso

Você pode criar conteúdos, editar URLs e escolher os melhores templates sem precisar de conhecimentos de programação. Dessa forma, empresas de pequeno ou médio porte conseguem manter ótimos sites e blogs no ar — o que torna o marketing digital mais democrático.

Recursos adicionais

As funções de um CMS vão muito além da criação e do gerenciamento de páginas web. Podemos falar de produção e otimização do conteúdo em outras línguas — útil para empresas que atuam em mais de um país —, publicação de conteúdos em vídeos, textos e infográficos, relatórios de visualização, entre outras funcionalidades que trazem mais inteligência e efetividade à estratégia.

Acessibilidade

Os sistemas de CMS podem ser acessados de onde você estiver, desde que exista conexão com a Internet. Muitos têm aplicativos para smartphone, que facilitam a acessibilidade. Se a sua equipe trabalha remotamente, o site da empresa pode ser editado do mesmo jeito, sem nenhuma perda de produtividade.

Agilidade na criação e na manutenção de conteúdos

Os editores de texto são simples de mexer e salvam os rascunhos, facilitando o dia a dia. O time também pode salvar diversos conteúdos e programar as publicações, mantendo o blog ativo até nos finais de semana e feriados.

Análise de dados de performance

Dependendo do sistema de CMS escolhido, você terá um dashboard à sua disposição, com diversos dados que apontam para conteúdos mais vistos e tempo de permanência nas páginas, por exemplo. Há, ainda, a possibilidade de gerar relatórios com esses insights — o ideal é que a sua equipe use todas as informações para aperfeiçoar a estratégia.

SEO otimizado

Seja por meio dos relatórios e dashboard, seja pelo uso do Google Analytics, você vai saber quais são as páginas mais e menos vistas. Normalmente, as mais bem colocadas costumam ser antigas, até por uma questão de indexação.

Moral da história: faça uma checagem de SEO, torne o texto mais relevante e atualize as informações. Tudo isso conta pontos para o ranqueamento. Algumas ferramentas, no entanto, ainda trazem possibilidades mais específicas, como palavras-chave que podem ser relevantes para o seu negócio e que merecem ser trabalhadas.

Fonte: Hubspot